Kevin Hansen bate o campeão pela primeira vez na cativante abertura da Catalunha

Kevin Hansen lidera a equipa Hansen World RX pela dobradinha na abertura da temporada do World RX

O sueco vence batalha emocionante com o companheiro de equipa Timmy Hansen e Johan Kristoffersson
Guillaume De Ridder faz história como o primeiro vencedor do Campeonato FIA RX2e
Kevin Hansen venceu o melhor do mundo em Barcelona hoje, quando o 2021 FIA World Rallycross Championship começou em grande estilo na Espanha, com corridas sensacionais em toda a linha e uma batalha de tirar o fôlego pelas honras do World RX.
Hansen já era um vencedor na série chegando ao Circuito de Barcelona-Catalunya, mas seu sucesso anterior - em Abu Dhabi em 2019 - veio como resultado de uma penalidade para o vencedor em pista. Desta vez, o sueco triunfou inteiramente no mérito depois de uma actuação vibrante para a família Hansen World RX Team.
Durante a maior parte do fim-de-semana, Hansen acompanhou de perto o irmão mais velho Timmy quando os dois Peugeot 208 lideraram a classificação intermediária no Mundial RX da Catalunha. Atrás deles, no entanto, uma ameaça espreitava - uma ameaça na forma do tricampeão mundial Johan Kristofferson.

Irmãos Hansen
Irmãos Hansen

Entrando na temporada como o actual detentor do título, o craque do KYB EKS JC ficou em desvantagem ontem, já que uma desqualificação do Q1 - após seu data-logger não ter sido conectado - o deixou em uma incomum 15ª posição.
Provando exactamente porque ele é o piloto mais coroado na história do Campeonato Mundial, no entanto, o sueco venceu todas as três eliminatórias subsequentes para se alçar até o sexto lugar após o quarto trimestre - e de volta à luta.
Isso preparou o cenário para um duelo deslumbrante na segunda semifinal, quando Kristoffersson tentou de todas as maneiras ultrapassar o mais jovem dos irmãos Hansen nas últimas duas voltas em uma luta fenomenal, mas o piloto da Peugeot se agarrou teimosamente às suas armas e recusou ceder, criando uma primeira linha totalmente Hansen para a final, após a vitória de Timmy na primeira semifinal.
Depois de ganhar um lugar para terceiro na largada, Kristoffersson então implantou uma táctica de curinga para tentar obter a vantagem sobre a dupla de Hansen, mas se viu coberto por Timmy.
A dupla emergiu do curinga atrás de Krisztián Szabó do GRX-SET World RX Team, porém, e o atraso subsequente - aliado a uma rápida mudança de velocidade de Kevin Hansen - permitiu que o último varresse o lado de fora de seus dois compatriotas em volta quatro para assumir uma liderança que ele não iria renunciar posteriormente.

Mostrando o quanto o resultado significava para ele, o vencedor lutou contra as lágrimas após sair de seu carro no parque fechado, enquanto Timmy Hansen resistiu à pressão de Kristoffersson até a bandeira quadriculada para selar uma dobradinha para o time sueco e obter A temporada da Hansen World RX Team teve um início perfeito.
Embora Kristofferson tenha ficado desapontado por não vencer, o ritmo que mostrou ao longo do fim-de-semana provou que o piloto da Audi será mais uma vez uma força a ser reconhecida neste ano, enquanto o quarto lugar de Szabó trouxe algum consolo para GRX-SET, após a equipa - o companheiro Niclas Grönholm viu-se cuspido fora da pista no início da segunda semifinal.
René Münnich chegou à final pela primeira vez em sua carreira no World RX e acabou terminando em quinto lugar para o ALL-INKL.COM Münnich Motorsport, mas teve menos sorte para o companheiro de equipa Timo Scheider, que foi rápido e vigoroso durante as fases de qualificação e ficou em terceiro na classificação intermediária, apenas para ser espremido nas barreiras na primeira volta de sua semifinal. No início de sua primeira temporada completa no World RX, entretanto, Kevin Abbring mostrou momentos de verdadeira forma no Renault Mégane do UNKORRUPTED em seu caminho para o sexto lugar.

Hansen World RX Team
Hansen World RX Team

Kevin Hansen, Hansen World RX Team (1º), disse:

"Isso significa muito para mim - minha primeira vitória de World RX de verdade. Há muito tempo que esperava por este momento e estou muito, muito feliz. Eu sabia, nos testes de pré-temporada, que tinha um óptimo carro e trabalhei muito para melhorar meu jogo, e isso valeu a pena. Johan apresentou um grande desafio neste fim-de-semana e realmente nos fez lutar por ele, mas eu tive minha chance e sabia que tinha que aceitar. Mantê-lo atrás de mim na semifinal foi absolutamente fundamental.
"Quando estava no pódio, olhei para a minha esquerda e para a direita e pensei,' esses caras ganharam quatro campeonatos mundiais entre eles e eu acabei de vencer os dois '- foi uma sensação tão legal. Que maneira incrível de começar a temporada! Esta não é a primeira vez que lidero o campeonato mundial, mas este ano, não pretendo desistir" ...

Timmy Hansen, Hansen World RX Team (2º), disse:

"Estou muito orgulhoso de Kevin - sei o quanto ele está trabalhando e o quanto está melhorando, e ele fez um trabalho fantástico. Nós dois mantivemos a calma durante a qualificação e tínhamos um plano de como queríamos sair da primeira curva da final, que executamos perfeitamente.
"Johan foi incrivelmente rápido durante todo o fim-de-semana e, para manter a posição, sabíamos que tínhamos que encobrir sua estratégia de curinga. Infelizmente, eu perdi algum tempo atrás de Szabó e estava tão perto entre mim e Kevin quando ele emergiu do curinga, mas daquele ponto em diante, eu o protegi. Esta é uma vitória da equipa, e uma dobradinha é um resultado fantástico no início da temporada - uma grande vitória para nossa família" ...

Johan Kristoffersson, KYB EKS JC (3º), disse:

"Se você me tivesse oferecido um pódio após a penalidade no primeiro trimestre, eu definitivamente teria aceitado, mas com o ritmo que mostramos aqui, é claro que esperávamos um pouco mais. Eu não queria arriscar muito na semifinal e na final, então tentei dirigir agressivamente enquanto me mantive justo e, no final das contas, não havia maneira de passar".
"A equipa tem feito um excelente trabalho e o carro tem estado fantástico, o que é obviamente encorajador no futuro, por isso só precisamos manter a cabeça erguida e estar atentos, porque este fim-de-semana provou mais uma vez que tudo pode acontecer no rallycross. A revanche começa em Höljes"!

DOMINANT DE RIDDER FAZ HISTÓRIA EM RX2e

Guillaume De Ridder foi a força dominante no novo Campeonato FIA RX2e, já que o belga - três vezes um dos três primeiros finalistas do campeonato no predecessor do RX2 da série - venceu todas as corridas que começou em Barcelona.

Depois de completar uma varredura limpa nas eliminatórias, De Ridder se defendeu de Jesse Kallio na primeira semifinal e então simplesmente se afastou de seus perseguidores na final, auxiliado por um emaranhado na primeira volta que atrasou Kallio e tirou o também favorito Fraser McConnell. Ole Henry Steinsholt garantiu o vice-campeão, com Patrick O'Donovan a um terceiro exaltado do final da grelha, mesmo à frente do herói local Pablo Suárez.

PRÉ-TEMPORADA FAVORITO PREVAILS EM RX3

Yury Belevskiy recomeçou de onde parou em Barcelona há nove meses, ao receber as honras de abertura na categoria RX3 do Campeonato Europeu de Rallycross da FIA. O maior artilheiro do ano passado registrou o máximo de pontos no fim-de-semana para conseguir um início perfeito de sua candidatura ao título, mas foi pressionado pelo impressionante recém-chegado Kobe Pauwels em outro Volland Racing Audi A1, com o belga se destacando em sua estreia internacional entre os primeiros. voo rallycross.

Pauwels viu-se sem sorte na final, no entanto, após uma marcação na primeira curva o mandou para o lado e o deixou cair no final da pista. Timur Shigabutdinov com gratidão conquistou o segundo lugar depois de se recuperar de um acidente no primeiro dia, com Zsolt Szíjj 'Jolly' completando o pódio em terceiro - por alguma margem o melhor resultado da carreira do húngaro - após uma penalidade de Marat Knyazev para o contato precoce com Pauwels.

A campanha do Campeonato Mundial de Rallycross 2021 da FIA segue para o icônico circuito de Höljes para o World RX da Suécia em 20-22 de Agosto, que contará com uma lista de acção para todas as quatro séries - World RX, RX2e, Euro RX3 e a estreia sazonal do Euro RX1.

RESULTADO FINAL
1º - Kevin HANSEN (SWE) Hansen World RX Team 6 voltas
2º - Timmy HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 1.141s
3º - Johan KRISTOFFERSSON (SWE) KYB EKS JC + 2.394s
4º - Krisztián SZABÓ (HUN) GRX-SET Equipe Mundial RX + 3.499s
5º - René MÜNNICH (DEU) ALL-INKL.COM Münnich Motorsport + 7.259s
6º - Kevin ABBRING (NLD) Não corrompido + 9.782s

Catalunha, 24 Julho 2021  

RX2e -  De Ridder Leads
RX2e - De Ridder Leads

GALERIA

Copyright © Apilotos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora