Mattias Ekstrom vence na Letônia
O líder do campeonato Johan Kristoffersson fica em segundo em Riga
Robin Larsson junta-se à Ekstrom no pódio duplo da KYB Team JC
O sueco Mattias Ekstrom garantiu sua segunda vitória da temporada 2020 no Neste World RX de Riga-Letônia, a sexta prova do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA apresentado pela Monster Energy (20 de Setembro).
Junto com a 12ª vitória de sua carreira, alcançada ao liderar todas as 12 voltas da semifinal e final na tarde de domingo no Complexo Desportivo de Bikerneiki, Ekstrom alcançou o máximo de pontos em Riga para diminuir a diferença para o líder do Campeonato Mundial de Pilotos de RX Johan Kristoffersson, da Suécia.
A equipe KYB Team JC fez alterações de configuração durante a noite para o Audi S1 Supercars de Ekstrom e o companheiro de equipa sueco Robin Larsson e Ekstrom controlou a sexta prova da temporada na qualificação, as semifinais e a final.

Pela primeira vez em 2020, Kristoffersson não ganhou uma sessão de qualificação. A única vez que Ekstrom foi comandado durante o dia foi pelo companheiro de equipe Larsson no terceiro trimestre. Como Ekstrom e Larsson, a equipe do Kristoffersson Motorsport trabalhou duro na estratégia dos pneus para ter os melhores Cooper Tires disponíveis para as semifinais e a final, e o líder do Campeonato de Pilotos terminou em segundo na final. Larsson foi o terceiro, seu primeiro pódio da temporada, para ajudar a KYB Team JC a estender sua liderança na classificação do Campeonato Mundial de Equipes RX.
Timmy Hansen da Team Hansen (Peugeot 208) da Suécia, Niclas Gronholm (Hyundai i20) da GRX Taneco, da Finlândia e Kevin Hansen da Team Hansen (Peugeot 208), da Suécia completaram os classificados na final de Riga-Letônia.
"Não posso dizer o suficiente sobre nossos começos [hoje] porque essa foi a chave para o sucesso. Robin terminou em segundo na semifinal, o que foi muito bom e pontos importantes para a equipa e depois a batalha final com Johan, uma corrida tão acirrada desde o início até a primeira curva e todas as voltas que ele deu no meu para-choque, mas consegui sem erros e no final acabei na frente. Foi incrível e provavelmente uma das melhores vitórias. A vitória em Holjes foi muito boa, mas de alguma forma em Holjes parecia que todos estavam dizendo que a final estava óptima, mas desta vez o dia todo foi óptimo. Eu classificaria este mais alto", disse o vencedor Ekstrom.
Kristoffersson ficou satisfeito com sua pontuação na sexta prova. "A luta foi até o fim, mas realmente a maior chance de vitória hoje foi na 1ª manga. Quando não consegui começar lá, na 2ª manga não consegui vencer Mattias novamente e então soube que ele já tinha uma boa estratégia de pneus para a 3ª manga. Eu estava com o pé atrás a partir daí. Fomos muito agressivos com os pneus na semifinal, então eu tinha quatro pneus novos para a final iguais ao do Mattias, mas estava do lado de fora para a curva um e depois disso só tive que segui-lo, economizando tantos pneus quanto eu poderia por cinco voltas antes do curinga, mas houve um pouco de argy-bargy com Gronholm na fusão do curinga e durante a volta, então eu não pude realmente desafiar Mattias na última curva. Mas, ainda são pontos muito bons ", disse Kristoffersson.
Larsson ficou encantado por transformar um ritmo acelerado em um pódio. "Fiquei muito desapontado com um pequeno erro que cometi na 2ª manga e tivemos que rever na 3ª. Eu sabia que não poderíamos lutar pela vitória quando usamos os pneus novos no Q3, porque você precisa muito dos pneus novos aqui para a final. Estou mais aliviado do que feliz, especialmente por mim nesta pista. Nunca fui rápido aqui, lutei muito. Nós estivemos na mistura, Johan tem sido um pouquinho melhor do que nós em geral. Estou muito feliz pelo pódio duplo para a equipa ", disse Larsson.
Anton Marklund (Renault Megane), de GCK Bilstein, terminou em quarto nas duas semifinais e foi classificado em sétimo geral quando Timo Scheider (Seat Ibiza), da Alemanha, do ALL-INKL.COM Muennich Motorsport, foi desqualificado após a corrida por contacto na volta seis com a Monster Andreas Bakkerud (Renault Megane), do Cartel Energy GCK RX, da Noruega, que eliminou Bakkerud da corrida. Bakkerud visitou o hospital em Riga por precaução, mas teve alta algumas horas depois. O companheiro de equipa de Bakkerud, Liam Doran da Grã-Bretanha, terminou a semifinal lado a lado com Marklund.
Como primeiro reserva para a final, Kevin Hansen beneficiou da desqualificação de Scheider. Hansen terminou em quarto na semifinal, na frente de Timur Timerzyanov da GRX Taneco e Krisztian Szabo da GRX SET, da Hungria, ambos competindo com Hyundai i20s. Reinis Nitiss, da Letônia, foi classificado em 13º em seu circuito em casa ao dirigir o Skoda Fabia da Esmotorsport. O alemão Rene Muennich (Seat Ibiza) foi 14º, à frente dos companheiros de equipe Unkorrupted Guerlain Chicherit (Renault Clio) e Rokas Baciuska (Renault Clio), da França e Lituânia, respectivamente, em 15º e 16º. Jani Paasonen (Ford Fiesta) da Ferratum Team, da Finlândia, ficou em 17º.
O francês Cyril Raymond ganhou a segunda prova do campeonato Projekt E - a primeira série internacional de rallycross elétrico - em um novo Citroen C3 ERX. Ele derrotou o letão Janis Baumanis (Ford Fiesta ERX) e conquistou a vitória na final, depois de negociar com o ex-pódio do World RX durante o fim-de-semana. Na série para carros equipados com três motores, motores eléctricos de 450kW desenvolvidos pelo parceiro técnico do Projekt E STARD, o norueguês Svein-Bjarte Holten (Ford Fiesta) completou o pódio. Natalie Barratt (Ford Fiesta) da Grã-Bretanha ficou em quarto lugar e passou para a liderança de pontos da série.
O sueco Oliver Eriksson (Ford Fiesta) conquistou uma vitória difícil na segunda prova do Campeonato Europeu de Rallycross para Supercar da FIA. Ele conquistou a pole position para a final ao vencer as duas semifinais e o primeiro classificado, o francês Jean-Baptiste Dubourg (Peugeot 208), que terminou em segundo na semifinal, atrás do norueguês Sondre Evjen (Volkswagen Polo). Na final, Eriksson liderou todas as seis voltas, Evjen foi o segundo e Dubourg o terceiro. O irmão de Dubourg e companheiro de equipe DA Racing Andrea Dubourg (Peugeot 208) foi o quarto. Ben-Philip Gundersen (Audi S1) da Noruega e Tamas Karai (Audi S1) da Hungria completaram a classificação final.
Paul Bellamy, vice-presidente sénior de eventos de desportes motorizados da IMG, concluiu: "Parabéns a Mattias, Robin e toda a equipe KYB Team JC por um desempenho brilhante hoje, e pela vitória e pódio duplo. Também a Johan por terminar em segundo. Tivemos outro dia brilhante de acção para aqueles que assistiram em todo o mundo e para os fãsque estiveram presentes hoje. Foi um primeiro mês intenso de World RX 2020, com seis provas, e agora todos têm algumas semanas de folga antes de nossa próxima partida dupla na Catalunha-Barcelona em Outubro. "
A sétima e a oitava provas do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA acontecem no Mundial RX da Catalunha-Barcelona (17-18 de Outubro).
20 Setembro 2020