Mundial Rallycross 2021
Timmy Hansen vence (Dia 1)
O piloto sueco Timmy Hansen mostrou no primeiro dia da prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Rallycross - acontece este fim de semana no Circuito Internacional de Montalegre - por que razão é o actual líder do campeonato. Apesar de contar apenas com um pódio em Portugal no seu palmarés, Hansen estava optimista na conferência de imprensa de antevisão sobre as suas perspectivas para a prova, pelo facto de Montalegre ser considerado um circuito puro de rallycross com uma verdadeira secção em piso de terra batida e isso poder favorecer as características do seu Peugeot 208 WRX. Os tempos mais rápidos na Q1 e na Q2 provam-no, num dia com condições de piso seco, apesar de alguns aguaceiros terem aparecido para um fugaz "olá", mas sem ameaça de chuva.
O sueco - filho mais velho do lendário Kenneth Hansen - ao volante do Peugeot mostrou rapidez, consistência e confiança. Por sua vez, Niclas Gronholm vai dormir esta noite na segunda posição. Depois de um dia sólido com o Hyundai i20, o finlandês teve a frieza para sobreviver a um contacto com Krisztián Szabo e Kevin Hansen no arranque da Q1. Quanto a Kristoffersson, o actual detentor do título, fecha o dia de sábado na terceira posição, com um furo a atrasá-lo na Q1 e uma melhor prestação na Q2, onde mostrou o seu brio com uma bela ultrapassagem a O'Donovan. No entanto, em termos de velocidade pura, o sueco está a andar taco a taco com Timmy Hansen, o que sugere que estará na luta pela vitória durante o dia de amanhã.
JOÃO RIBEIRO | MELHOR PORTUGUÊS
No Europeu Super1600, assistiu-se a um domínio, como se esperava, dos Audi A1 da equipa Volland Racing. Marat Knyazev, Yury Belevskiy e Kobe Pauwels marcaram o ritmo e ocupam as três primeiras posições. Com o quarto Audi A1 da equipa, o russo Timur Shigabutdinov teve o momento mais dramático do dia quando capotou de forma espectacular na saída da Joker, saindo felizmente ileso do acidente. Entre os portugueses João Ribeiro e Nuno Araújo foram os que deram mais nas vistas, com o melhor tempo nacional para Ribeiro na Q1 e Araújo na Q2, mas no cômputo geral é o piloto do Skoda Fabia o melhor representante nacional com a sexta posição da geral. A acção continua amanhã com a disputa da Q3, Q4, Meias-Finais e Finais, com as decisivas corridas do dia a terem transmissão em directo na Sport TV 4 e na Red Bull TV a partir das 17h00.
CONFIRA AS CLASSIFICAÇÕES - AQUI
TEM A PALAVRA
Timmy Hansen | Piloto