Niclas Gronholm vence em casa em Kouvola

Pódio duplo para a equipe GRX Taneco com Timur Timerzyanov em terceiro

Vice-campeão sueco Mattias Ekstrom

O finlandês Niclas Gronholm obteve uma vitória emocionante em casa no CapitalBox World RX da Finlândia, a quarta prova do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA apresentado pela Monster Energy hoje (30 de Agosto).

Gronholm, da GRX Taneco, produziu seu melhor desempenho na qualificação da temporada na Classificação Intermediária, terminando em segundo lugar e conquistando 15 pontos no campeonato no circuito de Kouvola, localizado a 130 km a nordeste da capital da Finlândia, Helsinque. Ele então venceu duas semifinais em condições traiçoeiras para ganhar uma partida da primeira linha para a final.

A posição TQ (top qualifier) ​​na Classificação Intermediária foi ocupada pelo sueco Johan Kristoffersson, líder em pontos do World RX Drivers, recém-vencido da terceira rodada do campeonato no mesmo circuito no sábado.

Kristoffersson largou da pole position para a final, graças à vitória na semifinal, mas foi Gronholm quem liderou na primeira volta depois de ultrapassar Kristoffersson na primeira curva. A partir daí, Gronholm manteve a liderança em condições difíceis de molhado e escorregadio no local pitoresco, evitando as atenções de Kristoffersson, e depois Mattias Ekstrom, quando Kristoffersson pegou seu curinga na terceira volta.

Gerenciando a liderança da corrida com maturidade além de seus anos, com o pelotão perseguindo apenas alguns centímetros atrás do GRX Taneco Hyundai i20 Supercar durante toda a corrida, Gronholm pegou seu curinga na volta seis e segurou para marcar sua terceira vitória na carreira de RX Mundial.

Ekstrom terminou em segundo, ultrapassando Kristoffersson na última curva. Porém, pela primeira vez em 2020, Kristoffersson não terminou no pódio, ele também foi ultrapassado pelo companheiro de equipa de Gronholm no GRX, o russo Timur Timerzyanov, em uma corrida até a linha de chegada.

O sueco Timmy Hansen, correndo com um Peugeot 208 pela Team Hansen, terminou em quinto após levar seu curinga na primeira volta e Andreas Bakkerud do Cartel da Monster Energy GCK RX completou a lista dos finalistas.

Kristoffersson continua a liderar a classificação do Campeonato de Pilotos, a KYB Team JC mantém sua posição na liderança da classificação do Campeonato de Equipes.

"Eu sabia que os caras atrás iriam me empurrar nas curvas fechadas da final, então eu apenas me mantive nas linhas internas e só acelerar nas rectas foi o suficiente. Eu estava mantendo-me calmo e tentando não cometer nenhum erro. Eu cometi alguns erros, mas não tão grandes. Senti a pressão, mas era basicamente para controlar a corrida quando cheguei à liderança e é muito bom conseguir uma vitória ", disse Gronholm.

O segundo lugar de Ekstrom manteve o sueco na disputa pelo título. "Tive um bom ritmo na final, era difícil enxergar com tanta sujeira no pára-brisa, mas de alguma forma a escovar limpou e pude ver. Senti que tinha um bom ritmo em relação ao Nicolas, então não tive nenhum problema em grudar no para-choque dele, mas ele não cometeu erros tão grandes, parabéns a ele e a toda a equipe - quando você não comete erros, você pode vencer. Não vi muito, ouvi o meu pessoal na rádio, disseram que ia ser apertado na última curva e estou ansioso por ver na TV porque todos dizem que foi uma grande corrida ", disse Ekstrom.

Timerzyanov visitou o pódio pela primeira vez este ano. "Isso foi bom. Foi uma luta legal tanto na semifinal quanto na final, foi tão disputada. Comecei a ultrapassar um pouco a velocidade na última volta e foi uma última curva muito apertada, todos queriam estar no pódio. Johan abriu a porta e eu usei isso para passar por ele por dentro. Estou muito feliz ", disse Timerzyanov.

O finlandês Juha Rytkonen, competindo pela equipe GRX SET, quase fez três Hyundai i20s na final, mas recebeu uma penalidade de cinco segundos por violação dos limites de pista e o lugar que ele inicialmente ocupava para a final foi ocupado por Bakkerud. Kevin Hansen, do Team Hansen, da Suécia, também foi classificado em quarto lugar em sua semifinal, ele perdeu em uma batalha pela posição com seu irmão e companheiro de equipe na última volta da semifinal. Robin Larsson do KYB Team JC e Anton Marklund do GCK Bilstein, ambos da Suécia, completaram a lista dos finalistas na semifinal, e o alemão Timo Scheider, correndo pelo ALL-INKL.COM Muennich Motorsport e o finlandês Jere Kalliokoski foram quinto e sexto na semifinal -final dois.

O primeiro reserva para as semifinais foi o holandês Kevin Abbring, que estreou pela equipe Unkorrupted em um Renault Clio. Liam Doran da Grã-Bretanha, o piloto do Cartel Monster Energy GCK RX ficou em 14º e o companheiro de equipa Unkorrupted de Abbring, Guerlain Chicherit, da França, foi 15º. O ponto final do campeonato foi conquistado pelo húngaro Tamas Karai. Jani Paasonen e Atro Maatta da Finlândia, e Rene Muennich da Alemanha completaram a lista de qualificados na Classificação Intermediária.

Paul Bellamy, vice-presidente sénior de eventos de desportos motorizados da IMG, concluiu: "Que desempenho brilhante hoje de uma verdadeira estrela em ascensão do desporto motorizado.

Parabéns ao Niclas pela fantástica corrida na final, e a toda a equipe GRX Taneco por ter dois pilotos no pódio. Foi uma semana intensa para todos os envolvidos no campeonato, com quatro provas em oito dias, e todos fizeram um trabalho brilhante. Agora há uma pequena pausa para o próximo filme duplo na Letônia, mas primeiro a acção deste fim-de-semana será dissecada na segunda edição do novo RX After Track alimentado pela Monster Energy em nossos canais do Facebook e YouTube".

A quinta e sexta prova do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA acontecerão de 19 a 20 de Setembro no Neste World RX de Riga.

Copyright © Apilotos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora