WRX: Fabricantes não entram …

O Campeonato Mundial de Rallycross (WRX) permanecerá isento de influência directa dos fabricantes, pelo menos, por agora e de acordo com as palavras Paul Bellamy, o director do campeonato.A Audi, Ford, Peugeot e agora Volkswagen são todos os fabricantes de automóveis ativos e de alto perfil no WRX, mas os seus programas são executados por equipas privadas, em vez de participações como fabricantes puros no estilo de, por exemplo, a Peugeot no todo-o-terreno, ou a Audi no DTM.
Bellamy disse à revista inglesa Autosport: "Queremos
que os fabricantes se comprometam com as equipas do paddock - aqueles que lá
fora investiram nas suas próprias equipas e neste campeonato. Não queremos que
eles (fabricantes) venham como fabricantes puros e temos sido muito abertos e
claros sobre isso".Para o inglês, o ideal é manter o actual conceito: "Recebemos uma
série de pedidos de fabricantes que não estão envolvidos já e vamos
apresentá-los às equipas que já estão no paddock. Nós não estamos cortejando os
fabricantes, mas estamos muito satisfeitos, pois há muito interesse",
afirma, relembrando que "foi a apenas 14 meses atrás [no final da
temporada 2015] que Robin Larsson venceu. Ele foi lá com o seu pai e dois ou
três mecânicos e ganhou. Isto remonta aos velhos tempos em que os mais pequenos
e os underdogs ainda vencia corridas. Eu não sei quanto tempo
podemos aguentar, mas seria bom fazê-lo o maior tempo possível."
A Volkswagen que é o mais novo fabricante a juntar-se ao campeonato, este
conceito dos organizadores do WRX interessa. O diretor Sven Smeets é
absolutamente claro que esta mudança para o rallycross de forma alguma replica
o compromisso da marca com a defunta equipa do WRC. "Aqui estamos
trabalhando com a equipa de Petter Solberg", disse Smeets à publicação
de língua inglesa, "e a equipa é do Petter. Temos vindo a
construir e a ajudar a preparar o carro, só isso"
Essa atitude é espelhada em torno do paddock, com o desempenho dela Ford que
apoia a esquadra Hoonigan Racing de Ken Block enquanto os carros são
construídos pela M-Sport. Os Audis são colocados em pista pela equipa EKS de
Mattias Ekstrom, ao passo que a equipa de Timmy Hansen toma conta dos
Peugeot.
"O importante é que hoje temos quatro equipas de topo que têm o apoio
de quatro construtores e um apoio diverso. No que nos respeita, queremo-nos
manter o espírito da disciplina que frequentamos depois de 2014, em que
apoiamos a equipa Hansen. Nós procuramos optimizar os nossos investimentos,
notavelmente em termos da estrutura de testes. Contudo, este não é o nosso
programa de fábrica. No todo-o-terreno, nós fazemos tudo de A a Z",
afirmou Bruno Famin à revista francesa Auto Hebdo.Entretanto, a prova do Campeonato do Mundo de Rallycross a realizar no circuito
internacional de Montalegre, de 21 a 23 deste mês, é apresentada publicamente
na maior loja interactiva de turismo do país - pertença da Região de Turismo do
Porto e Norte de Portugal (TPNP) - o "Porto
Welcome Center". A cerimónia acontece esta quinta-feira, dia 13 Abril
2017, pelas 11 horas.