WRX: Fabricantes não entram …

O Campeonato Mundial de Rallycross (WRX) permanecerá isento de influência directa dos fabricantes, pelo menos, por agora e de acordo com as palavras Paul Bellamy, o director do campeonato.A Audi, Ford, Peugeot e agora Volkswagen são todos os fabricantes de automóveis ativos e de alto perfil no WRX, mas os seus programas são executados por equipas privadas, em vez de participações como fabricantes puros no estilo de, por exemplo, a Peugeot no todo-o-terreno, ou a Audi no DTM.

Bellamy disse à revista inglesa Autosport: "Queremos que os fabricantes se comprometam com as equipas do paddock - aqueles que lá fora investiram nas suas próprias equipas e neste campeonato. Não queremos que eles (fabricantes) venham como fabricantes puros e temos sido muito abertos e claros sobre isso".Para o inglês, o ideal é manter o actual conceito: "Recebemos uma série de pedidos de fabricantes que não estão envolvidos já e vamos apresentá-los às equipas que já estão no paddock. Nós não estamos cortejando os fabricantes, mas estamos muito satisfeitos, pois há muito interesse", afirma, relembrando que "foi a apenas 14 meses atrás [no final da temporada 2015] que Robin Larsson venceu. Ele foi lá com o seu pai e dois ou três mecânicos e ganhou. Isto remonta aos velhos tempos em que os mais pequenos e os underdogs ainda vencia corridas. Eu não sei quanto tempo podemos aguentar, mas seria bom fazê-lo o maior tempo possível."

A Volkswagen que é o mais novo fabricante a juntar-se ao campeonato, este conceito dos organizadores do WRX interessa. O diretor Sven Smeets é absolutamente claro que esta mudança para o rallycross de forma alguma replica o compromisso da marca com a defunta equipa do WRC. "Aqui estamos trabalhando com a equipa de Petter Solberg", disse Smeets à publicação de língua inglesa, "e a equipa é do Petter. Temos vindo a construir e a ajudar a preparar o carro, só isso"

Essa atitude é espelhada em torno do paddock, com o desempenho dela Ford que apoia a esquadra Hoonigan Racing de Ken Block enquanto os carros são construídos pela M-Sport. Os Audis são colocados em pista pela equipa EKS de Mattias Ekstrom, ao passo que a equipa de Timmy Hansen toma conta dos Peugeot.

"O importante é que hoje temos quatro equipas de topo que têm o apoio de quatro construtores e um apoio diverso. No que nos respeita, queremo-nos manter o espírito da disciplina que frequentamos depois de 2014, em que apoiamos a equipa Hansen. Nós procuramos optimizar os nossos investimentos, notavelmente em termos da estrutura de testes. Contudo, este não é o nosso programa de fábrica. No todo-o-terreno, nós fazemos tudo de A a Z", afirmou Bruno Famin à revista francesa Auto Hebdo.Entretanto, a prova do Campeonato do Mundo de Rallycross a realizar no circuito internacional de Montalegre, de 21 a 23 deste mês, é apresentada publicamente na maior loja interactiva de turismo do país - pertença da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) - o "Porto Welcome Center". A cerimónia acontece esta quinta-feira, dia 13 Abril 2017, pelas 11 horas.

Copyright © Apilotos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.